9.8.07

Sugestão d´excepcional leitura

Escreverei a respeito, em breve, lá no site da Casa. Mas devo, desde já, sugerir ao leitor tribuneiro a extraordinária [e indigesta] reportagem - O Massacre - do referencial jornalista Eric Nepomuceno [Ed. Planeta] sobre a bárbara chacina, verdadeira matança, de Eldorado dos Carajás, no Pará, impune há mais de dez anos.

O enredo da carnificina é velho conhecido no Brasil - e se dá diariamente, hoje como há cem anos, embora nem sempre sobre um mar de sangue: a posse da terra, o uso do solo, o latifúndio sem fim, com prejuízo incondicional para os lavradores pobres e despossuídos, assim achacados, humilhados, explorados, normalmente torturados, com freqüência "apagados" e às vezes, como às margens da movimentada rodovia PA-150, distante curtos quilômetros de Eldorado dos Carajás, assassinados em grupo, a sangue-frio, por policiais militares, agentes da lei!, antes, muito antes, a serviço d´interesses privados, sob o mais absoluto silêncio, estimulados pelos governantes.

14 comentários:

Anônimo disse...

Lerei esse livro, assim que terminar minha atual leitura. Pois é, depois de dez anos (na verdade, 11), o sr.Almir Gabriel, grande amigo do Gerente, continua impune.

C.A. disse...

Almir Gabriel... Que terror!

Anônimo disse...

Geraldo Alckmin...outro terror

C.A. disse...

Geralllllllllldo...

C.A. disse...

Sobre o livro, Focca, eu o li duma só vez. Comecei hoje de manhã e, antes do almoço, o recomendava aqui no blogue. É grande reportagem. Coisa rara no Brasil.

Anônimo disse...

Lerei. No momento, leio a biografia de Karl Marx, escrita por um francês. Tá bom, tá bom, implique comigo...

C.A. disse...

Acho que é boa leitura, Focca. Instrutiva, decerto. Marx nunca foi muito bem compreendido pelos que [supunham que] o seguiram...

Anônimo disse...

É isto que diz o autor do livro a todo momento. Confesso que tenho o achado um personagem mais interessante no livro do que nos discursos do Tarso Genro.

Anônimo disse...

Andreazza,

Eu trabalho com esse caso no Cejil (não sei se conhece)...O Cejil denunciou os fatos para Comissão Interamericana de Direitos humanos em 1996...e até hoje nada. Eu lido com essas desgraças, vejo pessoas sofrendo, e não encontro solução...Eu vivo questionando minhas escolhas. Bom, vou ler o livro!

C.A. disse...

Não são, Leticia, suas as escolhas a serem questionadas. A verdade é que qualquer pessoa que se afaste um pouco do centro urbano na direção de zonas rurais, com fazendas enormes etc., aqui no interior do estado mesmo, que seja, percebe uma tensão - ainda crescente - a respeito da terra, do acesso à terra, entre os poucos que as possuem [e querem mais] e os que, sem propriedade privada, trabalham [isto, com sorte] para aqueles...

Unknown disse...

Eu sei, Andreazza. Mas é questionável eu gostar de trabalhar com isso, além de outros casos, como Fazenda Princesa, Fazenda Brasil Verde, não??? É cansativo...a justiça é lenta...

Unknown disse...

Outra coisa: esse livro foi lançado agora???

C.A. disse...

Sim, Leticia, resultado de vigorosa pesquisa - inclusive de campo - iniciada em 2004. Ademais, muitíssimo bem escrito, de clareza às vezes dura d´avistar.

(Sempre as fazendas, Leticia, sempre elas, e com outras tantas você se deparará neste livro)...

Anônimo disse...

Vou comprar hoje! Estou curiosa.