8.11.07

O meu Império outra vez...












Eu me sei bem suspeito, mas achei deslumbrante a gravação oficial para o samba-enredo do Império Serrano de 2008 - cuja primeira passagem, e apenas ela, o leitor pode escutar, já à voz de Gonzaguinha, no bom site Carnavalesco, especificamente aqui.

Em relação à versão anterior, feita para as eliminatórias da escola, gostei do tom mais alto no refrão principal, qu´antes caía e qu´agora é auge para uma melodia que nunca deixa de crescer.

Um elogio, por fim, aos produtores [Leonardo Bessa, mormente] do disco do Grupo de Acesso: bem ao contrário da forma pasteurizada do CD do Grupo Especial, que sempre [sem exceções] sub-aproveita os sambas das escolas, neste trabalho se respeita e valoriza as tradições, estilos e qualidades de cada uma, daí porque me tenha especialmente emocionado ao ouvir um grupo de ritmistas empenhado em reproduzir, na medida do possível, o som peculiar da bateria do Império Serrano, com os agogôs não como mero gracejo d´introdução e bossa, mas como parte e caráter do conjunto, assim como o surdo de terceira, de corte, ao fundo, tão próprio à escola, instigando as caixas imperianas e preenchendo os espaços... Uma beleza!

Não?

******

Tomei conhecimento ontem, para minha surpresa - e vou apurar: o Império do Futuro, escola mirim do Império Serrano, não desfila há três anos, por falta de recursos, presume-se, o que é, mais que lamentável, inadmissível, isto porque se sabe qu´entre as escolas mirins não há rebaixamento e qu´elas servem, para além do efeito lúdico imprescindível a uma infância saudável, à formação de novos compositores, intérpretes, ritmistas, passistas, mestres-sala e portas-bandeiras etc., algo de que o Império Serrano, financeiramente falido e a cada ano mais necessitado de puxar pela prata da casa, não pode abrir mão.

A questão é: quem se responsabiliza por isto e, mais importante, quem se responsabilizará?

10 comentários:

Anônimo disse...

O samba cresce quando entra o puxador, né? O primeiro refrão gruda na gente. Meu chefe me deu bem um flagrante cantarolando "Meu império outra vez...com direito a uma sambadinha e tudo.

Anônimo disse...

Esse caso do Império do Futuro é bizarro. Vou procurar saber disso com a Raquel no sábado. Te mandei um email, Andreazza...

C.A. disse...

Olga, o refrão pega mesmo - e esta é qualidade decisiva para úma escola que pretende ganhar o carnaval ainda que sendo a última a desfilar!

(Aliás, desta vez, não te anima)?

C.A. disse...

Marcelo, foi o Sr. Arlindo Cruz que me revelou a cousa. Aliás, depois te falo... (Hehehe)!

Anônimo disse...

Andreazza, desfilar acho que não dá, mas estou mexendo os pauzinhos pra assistir ao desfile na avenida. Outra coisa, ser a última a desfilar pode ser até um bom presságio, Andreazza, o último título do Império (Grupo Especial), não foi em 82, e ela foi a última a desfilar, não?

C.A. disse...

Olga, bem lembrado! (E assim sinto até saudade do que não vivi)... Acho que ser a última a desfilar não será problema para o Império - e isto também porque a escola organiza o carnaval pensando o tempo todo nisso. O samba escolhido, curto, fácil e em tom maior, é o melhor exemplo. Deixamos, com todo respeito, as outras desfilarem antes. Depois, bem, depois vem o Império para mostrar quem é quem na avenida!

Que assim seja!

Anônimo disse...

Assim que se fala, Andreazza!

Anônimo disse...

Andreazza,que eu saiba,o Império do Futuro tem desfilado regularmente.
Outra coisa:o Império do Futuro é independente,os recurssos que ele recebe vem da prefeitura e nem passa pelo Império Serrano.
Quem administra o Império do Futuro é o Careca,e, diga-se de passagem com grande competência.

Chico disse...

Mano Andreazza, o Henrique está certo.

No ano passado o Império do Futuro desfilou. O Careca (ex-integrante da ala SENTE O DRAMA,ex-mestre sala,ex-passista e campeão de várias estandartes de ouro acho que é o maior detentor do premio individualmente na escola)É o responsável e foi ele também que criou a primeira escola de samba mirim., que é justamente o nosso IMPÉRIO DO FUTURO.Deve ser muito dificil de manter.Não sei como poderiamos ajudar...Mais podemos ver isso.

Um grande abraço
Chicão
Grupo Imperion@tas

Um grande abraço
Chicão
Grupo Imperion@utas

C.A. disse...

Henrique e Chicão, obrigado pela informação, agora sim, correta. Farei uma errata a respeito.

Saudações imperianas!