19.12.07

Franco
Compositor
[1951-18/12/2007]

Médico, carinhosamente chamado de Dr. Franco [José Franco Latari], foi consagrado compositor da União da Ilha do Governador, autor, entre outros, de sambas-enredo clássicos como "Festa Profana" [1989] e "De bar em bar, Didi um poeta" [1991]. Muitas vezes gravado por Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Grupo Fundo de Quintal, importante compositor das rodas de samba de quarta-feira no Cacique de Ramos, foi dos maiores e mais constantes parceiros de Arlindo Cruz. Com Jorge Aragão, criou a vinheta oficial de carnaval da TV Globo.

Diabético, estava internado, com pneumonia, no Hospital Santa Terezinha, na Tijuca, e não resistiu a uma parada respiratória.

Um comentário:

Anônimo disse...

Franco era um ótimo compositor e talvez tenha sido um dos primeiros sambistas pop. Seus sambas caíam na boca do povo da Sapucaí ao Maracanã. Por isso, acabou compondo para a TV Globo. Era uma figura bacana. Sobre o "Festa profana", vale uma ida ao youtube, para ver o Pamplona desancando o samba, dizendo que era bom, mas era uma "marchinha sem vergonha".